Thursday, December 28, 2006

Convocá-lo ou não convocá-lo? Eis a questão.

Apetece-me hoje abordar uma questão que tem sido muito falada nos últimos tempos: a convocatória de Pepe à Selecção Nacional.
Desde logo não se pode criticar o jogador Kepler Laveran Lima Ferreira (vulgo Pepe) por querer ser português. Aliás, este jogador chegou a Portugal com 17 aninhos e fez-se jogador de futebol em terras lusas, por isso, julgo que está no seu direito adquirir a nacionalidade portuguesa.

Mas a questão central é a convocatória ou não de Pepe para a Selecção das Quinas.
EU SOU A FAVOR da sua convocatória. Não porque ele é jogador do FCP. Mas sim porque sou a favor destas situações quando sinto que elas constituem (claramente) uma mais-valia e um melhoramento significativo da NOSSA Selecção. É o fenómeno da Globalização meus amigos.
Querem mais exemplos? Aqui vão:
  • Itália: Camoranesi é internacional italiano e nasceu na Argentina; Amauri (avançado brasileiro do Palermo) está prestes a vestir a camisola da Squadra Azurra
  • França: a quantidade de jogadores da selecção francesa que foram campeões do Mundo em 1998 e da Europa em 2000, que não nasceram em França é enorme; David Trezeguet nasceu na Argentina e na primeira vez que foi chamado à selecção francesa nem sabia falar francês
  • Espanha: Marcos Senna (brasileiro) e Mariano Pernía (Argentino) representaram a selecção espanhola no último Mundial da Alemanha tendo inclusive sido titulares na quase totalidade dos jogos
  • Alemanha: Asamoah nasceu na Nigéria mas já foi chamado por diversas vezes à selecção germânica; Kevin Kurany é brasileiro mas é presença assídua na selecção alemâ, bem como David Odonkor que nasceu no Gana
  • Japão: se bem me lembro, ja vi um ou dois brasileiros a jogar na selecção nipónica: Alex e Lopes
  • Polónia: Emanuel Olisadebe nasceu na Nigéria mas isso não o impede de ser internacional polaco
  • Portugal: Nélson (Benfica) e Nani (Sporting) não nasceram em Portugal, mas não foi por isso que deixaram de ser chamados à selecção; Makukula nasceu na República do Congo e é internacional português.
Estes são apenas alguns exemplos e, provavelmente, muitos outros se me terão escapado.
Não quero se ande por aí a naturalizar a torto e a direito. Mas não podemos ser sempre aquele país no cantinho da Europa que demora a aceitar a evolução dos tempos e das mentalidades.
Como já disse anteriormente, é o fenónemo da Globalização. Foi criticado por muitos, mas hoje em dia "esses muitos" não concebem a nossa selecção sem a magia dele: Deco.
Pepe, a ser convocado, será certamente uma mais-valia para a selecção e vai-se juntar à nova fornada de jovens craques que temos por aí (Moutinho, Meireles, Quaresma, Nani, Nélson, Zé Castro, Hugo Almeida, etc, etc, etc).
Porque não podemos juntar o útil ao agradável sem excessos? Porque é que havíamos de desperdiçar um dos melhores defesas-centrais do Mundo? Eu sou completamente a favor desta convocatória...mas nesta matéria haverá, certamente, muito mais críticos que apoiantes...

13 Comments:

At Thursday, 28 December, 2006, Anonymous Anonymous said...

É o futuro meu caro! Deco foi o que foi.. Pepe será!
Como referiste e bem já são tantos os "africanos" que jogam connosco que acho lógico abrir as portas a todos.. mas é preciso haver regras mais especificas..
mas no actual contexto acho bem que o Pepe também seja convocado

 
At Thursday, 28 December, 2006, Blogger Ricardo Santos said...

Como já disse muitas vezes, desde que seja para acrescentar qualidade e ajudar Portugal, eu estou de acordo...

 
At Thursday, 28 December, 2006, Anonymous Anonymous said...

Este e um assunto muito polemico, e um facto. A questao das naturalizaçoes tem que ser avaliada caso a caso e nao seguindo a moda e copiando aquilo que os outros fazem. Referiste exemplos de determinados jogadores que embora nao tenham nascido no pais que representam, tem alguma legitimidade em jogar na selecçao em que jogam. Camoranesi, Trezeguet, Amauri entre outros tem parentes (neste caso pais e avos)emigrantes dos paises pelos quais jogam, ai e diferente. Quando Pepe e Deco vieram para ca ja eram homens, nao tem afinidade nenhuma com o nosso pais como tal sou totalmente contra. Pepe, Deco, Nelson, Nani entre outros fora da selecçao.

 
At Thursday, 28 December, 2006, Anonymous Anonymous said...

Esqueci-me de uma coisa... Quem tem Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Fernando Meira, Ricardo Costa, Bruno Alves, Tonel, Ze Antonio, Nunes, Ricardo Rocha e valores emergentes como Ze Castro, Manuel dos Santos e Miguel Veloso nao precisa do Pepe pa nada. So vinha tirar lugar a jogadores portugueses e que merecem estar na selecçao. Acho humilhante depois de Dunga ter dito que o Pepe poderia jogar por Portugal sem problemas visto que nao conta com ele, mais uma vez recolhermos aquilo que os outros nao querem. Pepe um dos melhores do mundo? Entao e o Luisao que joga com regularidade no escrete? E entao Nesta, Materazzi, Cannavaro, Thuram, Lucio, Terry etc etc etc... Pepe e simplesmente um bom jogador, nada mais...

 
At Friday, 29 December, 2006, Anonymous Anonymous said...

daki a pouco a nossa selecçã vai ser constituída apenas por brasileiros, jogadores esses k a canarinha não os quer. ficamos com os restos....
Zé Castro, Veloso, Nunes, Zé António, tonel.....estes sim são tugas.
Haja orgulho

 
At Friday, 29 December, 2006, Anonymous Anonymous said...

absolutamente contra. Porquê jogar com brasileiros k nem o hino sabem, quando temos jovens valores que poderão bem dar conta do recado. Começou com o Deco, agora é o Pepe, de seguida serão o Liedson e o Derlei...Até onde isto irá parar....11 brasileiros na equipa inicial?
a ver vamos...

 
At Monday, 01 January, 2007, Anonymous Anonymous said...

Muita polémica! Maior ainda é o de ter um treinador brasileiro? Não concordas? EU ACHO MUITO MAL! Quanto à internacionalização de atletas de facto é um fenómeno crescente em todas as modalidades, no entanto não concordo na sua totalidade.

Infelizmente o mundo do desporto é mesmo assim…sempre em mudança! Falta a aposta na formação…Algo está mal quando é necessário apostar em atletas estrangeiros, quando existem tantos atletas portugueses a precisarem apenas de uma oportunidade!

 
At Tuesday, 02 January, 2007, Anonymous Anonymous said...

Daniel acho que e a ti que te esta a escapar alguma coisa... 1o- e obvio que a questao das naturalizaçoes tem que ser avaliada caso a caso. So o facto de existir legislaçao que regulamenta as naturalizaçoes e consequentes chamadas a selecçao ja implica que a avaliaçao destes processos seja feita individualmente. 2o- Embora se esteja a discutir a chamada de um brasileiro a selecçao, esta inerente a questao da naturalizaçao nao te parece? Que eu saiba um jogador nao pode representar selecçao alguma se nao tiver nacionaliade atribuida... Eu li os comentarios e todos eles se referem a chamada do pepe a selecçao. Atribuir ao pepe a naionalidade portuguesa e uma coisa, po-lo a jogar na selecçao e outra (muito mais encandalosa)...

 
At Tuesday, 02 January, 2007, Anonymous Anonymous said...

Ricardo Santos com que entao se aparecerem 11 brasileiros em Portugal com a qualidade do Ronaldinho e quiserem representar a TUA selecçao tu nao te importas e isso? Sabes podemos ser pobres, pequenos e ignorados, mas temos um orgulo a manter!

 
At Tuesday, 02 January, 2007, Anonymous Anonymous said...

É de facto um tema sensivel que está a gerar muita polémica com opiniões muito diferentes. Quanto à minha... sou contra. Já fui contra a chamada de Deco e volto a invocar o patriotismo neste assunto. Por alguma razão se chama selecção nacional e quem a representa deve ser Português e sentir o que Portugal representa. Nós nao queremos ser identificados como a selecção Brasil B nem que usem o nome de Portugal como exemplo para os casos de naturalizações como é o caso da França. Só falta também aceitarmos a adesão de Portugal à Espanha e perdermos por completo a identidade nacional. Nós em Portugal temos bons jogadores e só temos que dar oportunidades. Mentiria se dissesse que não vibrei com as boas exibições do Deco, mas o meu receio é que Portugal deixe de ser representado por... Portugueses.

P.S. Parece que as aulas de direito fizeram bem ao dani...

 
At Tuesday, 02 January, 2007, Anonymous Anonymous said...

1º Concordo plenamente com o autor original do post quando diz qq coisa como "Naturalizar sim mas sem excessos"...ou seja, a ideia dos 11 brasileiros aqui posta seria inconcebível!

2º Norberto "Porquê jogar com brasileiros k nem o hino sabem..." LOL! o futebol n eh um festival da canção...se o problema é esse começamos a por um teleponto como se faz no karaoke...pq caso n vejas mt futebol tb há portugueses (nascidos em Portugal) q n sabem o hino!

3º Deco, assim como Pepe, é um jogador que "nasceu" para o futebol em Portugal, tendo inclusivamente dito há pouco tempo, que optou pela selecção portuguesa, mesmo sabendo que + cedo ou + tarde teria lugar na selecção brasileira! Porquê? Talvez porque embora tenha nascido no Brasil ja sente Portugal como a SUA patria!

4º Já agora para terminar...será que nenhum dos "extremistas" que comentaram o post se sente envergonhado por varios dos nossos melhores jogadores de sempre n terem nascido em Portugal? Ex. Eusebio, Coluna, Jordão, Matateu...

 
At Wednesday, 03 January, 2007, Anonymous Anonymous said...

Anonimo diz-me uma coisa, consideras um extremista alguem que (no seu pleno direito) é da opiniao que a selecçao nacional deve ser representada exclusivamente por portgueses?
2o - Acreditas mesmo que o Deco optou por representar Portugal por sentir que era esta a sua patria?
3o - o conceito de selecçao nacional (embora seja um conceito utopico como podemos constatar com a naturalizaçao de brasileiros e consequente chamada a selecçao)abrange jogadores nascidos em territorio naional e nao nascidos para o futebol em territorio nacional.. lol
4o - Como e que podes comparar jogadores como eusebio, coluna entre outros que na altura representavam portugal pois eram nascidos em colonias potuguesas ainda portuguesas na altura, com jogadores brasileiros que pertencem a uma ex-colonia independente desde a decada de 30 de 1800??
P.S- Se calhar nao e o noberto, se calhar es tu que nao ve mt futebol... Daniel nao me interpretes mal, tambem nao quero criar atritos. Simplesmente confrontamos opinioes diferentes de um modo saudavel.

 
At Tuesday, 09 January, 2007, Blogger Ricardo Santos said...

Tuga a 100%

Ter 11 brasileiros nunca irá acontecer, até porque temos bons valores também em Portugal...

Neste momento temos o Cristiano, Ricardo Carvalho, Miguel, Simão, Nuno Gomes, Jorge Andrade... Todos grandes jogadores !

Contudo aproveito para te lembrar a importância que tem o Deco na Selecção, e a importância que terá o Pepe se um dia Ricardo Carvalho, Jorge Andrade ou até mesmo o Meira tiverem alguma lesão.

Claro que é ridículo querer naturalizar um sem fim de jogadores brasileiros. Mas por exemplo daqui a uns anos certamente que não te irás importar de ver o Anderson (FCP) na Selecção.

Atenção que os meus comentários não envolvem qualquer tipo de clubismo, até porque sou benfiquista, como quase todos sabem...

Fiquem bem.

 

Post a Comment

<< Home