Tuesday, January 16, 2007

Os onze mais da primeira volta da Bwin Liga

Finda que está a primeira volta do nosso principal campeonato de futebol, é necessário fazer uma retrospectiva do que melhor se passou na Liga e dos jogadores que mais se destacaram ao longo destas quinze jornadas. Vou aqui deixar aquela que me parece ser a equipa com os melhores jogadores do nosso campeonato, até agora. Um 3-4-3 bem ao jeito de Adriaanse.

Guarda-Redes: HÉLTON
É, de longe, o melhor no nosso campeonato. É um dos melhores do Mundo e o facto de já ser internacional brasileiro afere bem das suas qualidades. Uma palavra para Quim, que também tem feito um campeonato excelente o mesmo não se podendo dizer de Ricardo. Mas Hélton é indiscutivelmente o melhor.

Defesa: BOSINGWA
Foi dos jogadores da nossa Liga que mais evoluiu no último par de anos. Foi essencial no esquema arrojado de Co Adriaanse e mantém o mesmo nível exibicional no esquema de quatro defesas de Jesualdo. É um velocista e é praticamente intrasponível a defender. Precisa de melhorar ao nível dos cruzamentos e, quando o fizer, tornar-se-á claramente num dos melhores laterais do Mundo. É mais um caso de sucesso de um lateral adaptado.

Defesa: PEPE
Já foram ditas tantas coisas sobre este senhor que pouco mais há a dizer. Já é um dos melhores do Mundo na sua posição e será certamente o defesa central mais promissor do Planeta. Evoluiu duma forma inacreditável e é praticamente impossível ultrapassá-lo. Imbatível no jogo aéreo, este ano descobriu a sua veia goleadora. Uma mais-valia para a Selecção Nacional.

Defesa: RICARDO ROCHA
Está a fazer a melhor época desde que trocou o Braga pelo Benfica. Muito confiante nas suas capacidades, tem feito a diferença na defesa do Benfica e de vez em quando lá sobe no terreno para fazer uns golos. Liedson que se cuide...

Médio: JOÃO MOUTINHO
É, invariavelmente, a grande estrela do Sporting. É o motor da equipa e, em grande parte das vezes, é notória a diferença de qualidade e determinação entre ele e os companheiros. É mais uma pérola da cantera de Alvalade e não demorará muito a chegar a outro campeonato. Sem os golos de Liedson e sem João Moutinho, onde vai o Sporting?

Médio: LUCHO GONZÁLEZ
"El Capitan" continua a fazer das suas. Não enche as medidas com exibições excepcionais mas a sua classe e o seu pragmatismo são suficientes para fazerem dele uma das figuras da Liga, e quem sabe, a maior delas todas. É um médio do futebol moderno, enche o campo, recupera bolas e sai a jogar e quando tenta o pontapé com mais insistência saem golos como em Hamburgo ou em Moscovo. É uma estrela e mesmo em baixo de forma, a sua presença no onze dos Dragões é indiscutível e imprescindível.

Médio: KATSOURANIS
A grande contratação do Benfica para a época 06/07. Um médio muito forte fisicamente, fortíssimo no jogo aéreo e também nos "tackles". Já marcou 5 golos e a forma rápida como se adaptou a um campeonato e a uma realidade diferentes é realmente de louvar. É peça fulcral no Benfica do Engenheiro.

Médio: ANDERSON
Podia ter posto Zé Pedro ou Marcinho. São muitos os jogadores que têm brilhado nesta posição. Mas Anderson, não fosse o tremendo azar que teve, seria nesta altura a estrela mais brilhante da nossa Liga. Com uns tenrinhos 18 anos, este puto faz maravilhas com a bola, encanta plateias e enche estádios. Em Março vai voltar em força e continuará a espalhar por esses relvados todo o seu talento, magia e virtuosismo. Por tudo isto, optei por Anderson como o melhor jogador desta posição. Porque estava a sê-lo antes de se lesionar ou ser lesionado gravemente.

Avançado: RICARDO QUARESMA
É o melhor jogador da nossa Liga. Julgo que é algo de que ninguém duvida. E quem disser o contrario é só para implicar. Já fez 6 golos e 11 assistências na Liga e tem assumido o papel principal no F.C.Porto na ausência de Anderson. Está finalmente feito um grande jogador e a titularidade na Selecção Nacional é uma questão de tempo. E depois vamos poder-nos orgulhar de termos a melhor dupla de extremos à face do Planeta: Cristiano Ronaldo e Quaresma.

Avançado: ROLAND LINZ
Foi a melhor contratação do Boavista para esta temporada. É um avançado com grande mobilidade e sentido de golo. Fazer 7 golos numa equipa com vocação claramente defensiva é obra. Por isso, e por outras coisas, acho justo que o ponta de lança austríaco esteja no melhor onze da primeira volta.

Avançado: HÉLDER POSTIGA
É o melhor marcador do campeonato e isso, por si só, já justifica esta chamada. Desprezado pelo "maluco" do holandês, o Professor Jesualdo viu nele a capacidade de se tornar na referência do ataque portista e as estatísticas falam por si. Renasceu para o futebol e para os golos e, por isso, quando ele não está, os adeptos portistas suspiram por ele. Ainda bem para o nosso campeonato e para a nossa Selecção.

11 Comments:

At Wednesday, 17 January, 2007, Anonymous Anonymous said...

Caro Bruno, noto em ti uma preocupação em colocar jogadores do benfica para não parecer parcial. Não faças isso.
O R.Rocha não tem lugar nesta equipa. O Nem do Braga mostrou consistência suficiente para estar à frente desse rapaz que gosta de insultar o público quando marca um golo.
Outra alteração que eu faria, apesar de entender que possa ser polémica, é a substituição de Linz por Zé Carlos.

 
At Wednesday, 17 January, 2007, Anonymous Anonymous said...

Hum... podemos dizer que é um onze acertado!! Para determinadas posições as escolhas até são algumas, o que diz bem da qualidade de alguns dos jogadores do nosso campeonato. Não é fácil fazer um "11" e deixar de fora jogadores de qualidade inquestionável como Simão Sabrosa ou Nani. Eu pessoalmente só faria (talvez) duas alterações. Talvez substituisse o Ricardo Rocha pelo Tonel (não porque ele não tenha qualidade como o post anterior diz, porque até tem, mas não é sequer o melhor defesa central do Benfica. Apesar da boa forma está uns furos abaixo do Luisão) e substítuia Roland Linz que esta época tem tido um mérito indiscutível, por Fabrizio Miccoli que é claramente o melhor jogador a actuar no nosso campeonato (na sua posição claro está).

P.S - Um pequeno à parte. Alex não é porque um jogador insulta o público que a sua qualidade está posta em causa. Estão ainda frescos na memória de todos, episódios ocorridos nos 3 grandes, repito nos 3 grandes, que envolveram jogadores e insultos ao público. Senão vejamos, há uns 3 anos atrás num Académica- Sporting, após Beto ter marcado o golo da vitória já nos descontos, dirigiu-se de forma insultuosa aos adeptos da académica. No Porto de Mourinho, num Guimarães-Porto, Costinha após marcar o segundo golo da sua equipa dirigiu-se para a bancada de adeptos do vitória de guimarães, provocando-os com um gesto que todos conhecem. Num Braga-Benfica, Ricardo Rocha após marcar aquele aquele que na altura era golo do empate, apelida de p... as mães dos adeptos bracarenses. Portanto, como vês são episódios tristes e lamentáveis que infelizmente acontecem por todo o lado. Mas como vês os 3 visados são jogadores de clubes grandes, todos eles internacionais e todos eles jogadores de qualidade. É óbvio que o Ricardo Rocha pela forma que tem demonstrado esta época tem toda a legitimidade de estar num "11" ideal desta primeira volta, apesar de eu pessoalmente ( e sendo um benfiquista fervoroso) não gostar muito dele nem como pessoa nem como jogador, mas não lhe reito o mérito que tem. Bruno parabéns pelo Post e pelas escolhas. Cumprimentos!!

 
At Wednesday, 17 January, 2007, Blogger Bruno Leite said...

Antes de mais, o meu muito obrigado pelos vosso comentários! É naturalmente um assunto que daria pano para mangas.
Deixei de fora imensos jogadores que aprecio bastante e que talvez coubessem neste "11 ideal" da primeira volta.
Lisandro López, Miccoli, Léo, Luisão, Quim, Bruno Alves, Paulo Jorge, Mário Sérgio, Nei, Filipe Teixeira, Nani, Tonel, Zé Pedro, Rodrigo Alvim, etc, etc, etc..uma infinidade deles. Obviamente que cada um tem a sua opinião. E ainda bem que a dão, pois assim podemos cruzar opiniões e aferir das sugestões de cada um.
Um grande abraço para vocês

 
At Thursday, 18 January, 2007, Blogger Nelson Soares said...

Bruninho meu ilustre comentarista de Paranhos, dos portistas em geral e dos anti-benfiquistas em particular. O meu comentário não tem a ver propriamente com o teu post mais recente mas com o teu blog. Noto uma clara melhoria nas tuas potencialidades jornalísticas que julgo dever-se ao convívio com a minha pessoa, pelos ínvios caminhos da nosssa faculdade. Lamento que não venhas estagiar no jornal Maré Viva, um dos melhores exemplares da segunda vaga do novo jornalismo local e que conta nas suas fileiras com aquele que é, unanimemente considerado como, o melhor chefe de redacção do nosso tempo. Um grande abraçao para ti e para o craque Fábio Espinho. O melhor nº 10 dos tigres desde que João Carlos pendurou as botas. Um mágico em tudo, até nas parecenças com o Deco, que só poderia ser formado no GRANDE FCP.

 
At Thursday, 18 January, 2007, Anonymous Anonymous said...

Sérgio, eu não disse que o R.Rocha não tem qualidade. Apenas disse que não tem lugar no meu 11.
O R.Rocha até tem feito a sua melhor época desde que chegou ao Benfica. Agora, ao avaliar um jogador, eu tenho em conta muitos aspectos, sendo um deles a capacidade mental. Na minha opinião, a sua capacidade mental tem duas faces. Uma permite-lhe uma agressividade e concentração fora do comum, mas a outra faz dele um jogador que se deixa afectar em demasia com o ambiente à sua volta e com as circunstâncias do jogo.
Por isso, a minha escolha recaiu no Nem. Este jogador tem também momentos menos felizes, mas são compensados pela sua experiência.
Destaco também o Polga que tem feito uma época de grande nível quando muitos já desconfiavam do seu valor.

 
At Thursday, 18 January, 2007, Anonymous Anonymous said...

Ganda Bruno sinceramente acho q escolheste um bom 11! O Ricardo Rocha podia ter varios substitutos mas realmente ta a fazer uma excelente epoca, o joao moutinho acho q ja esteve melhor mas para a posiçao dele realmente nao vejo outro...linz e postiga é que nao sao opçoes de outro mundo mas como o campeonato anda em termos de pontas de lança realmente sao a escolha acertada o levezinho resolveu desaparecer...conclusao: boa escolha e bons comentarios a cada um dos jogadores mto bem;)
Abraço

 
At Thursday, 18 January, 2007, Blogger Bruno Leite said...

Mais uma vez, agradeço sinceramente àqueles que por aqui passam e deixam os respectivos comentários e opiniões. Como de costume, os meus posts (em grande parte desportivos, como não poderia deixar de ser) têm o seu quê de polémicos e poderão ser abordados de diversas perspectivas. Nelsinho, meu amor, gostei bastante do teu comment e é óbvio que a convivência diária com tão ilustre figura do Jornalismo é bastante proveitosa para mim :)
O meu muito obrigado a todos os que comentaram e ficaram agradados com o meu post. Este nobre estabelecimento estará sempre aberto a opiniões e a debates de ideias. A todos os que são apaixonados pelo desporto e pelo futebol em particular, visitem-me regularmente e desfrutem da qualidade narrativa que eu ponho aqui ao vosso dispor. ;)
Um grande abraço para todos vocês.

 
At Saturday, 20 January, 2007, Blogger Ricardo Santos said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At Saturday, 20 January, 2007, Blogger Ricardo Santos said...

Já na altura em que o Bruno tinha feito este 11, antes de o postar, eu tinha concordado inteiramente com ele, numa das nossas tantas conversas sobre o nosso futebol.

É na minha opinião o melhor 11 deste campeonato, embora claro que aceito as opiniões dos posts que já li aqui.

É também um facto que alguns jogadores poderiam estar nos eleitos, o que é muito bom porque significa que o nosso campeonato está a ganhar muita qualidade, não só vinda do exterior, como também nas apostas feitas nos nossos jovens!

Abraço a todos.

 
At Saturday, 20 January, 2007, Blogger Ricardo Santos said...

Só uma pequena referência ao volte face do Hélder Postiga... É o verdadeiro caxineiro, aquele que acredita sempre!!
Era um jogador que me agradava muito no meu Benfica mas parabéns por acreditarem nele.

 
At Saturday, 03 February, 2007, Anonymous Anonymous said...

Depois do jogo de ontem contra o Benfica, o William é que devia ser ao GR titular do teu 11+ !

Provavelmente o melhor jogo da época do slb, contrariado pela melhor exibição do William! Quase que metia pena ver os jogadores do benfica a desesperarem!

Ah, cmo é a primeira vez que comento, tenho que dizer, grande blogue Brunoo!

Abraço!

 

Post a Comment

<< Home