Thursday, February 22, 2007

Somos muito melhores que que aquilo que pensamos


Confesso. Eu fui, e ainda hoje o sou em certas situações, um grande crítico de Scolari. Por entre críticas, piropos típicos de "treinador de bancada" ou opções que eu (não) tomaria no seu lugar, tenho a certeza de que todos nós nos devemos orgulhar imensamente da selecção que nos representa por esse Mundo fora.
Controverso ou não, com Scolari fomos vice-campeões da Europa (apesar de ainda hoje ninguém saber como é que a Grécia se tornou Campeã da Europa e certamente que eles próprios se têm visto gregos para chegar a uma conclusão) e ficámos num honroso 4ºlugar no Mundial da Alemanha.
Por entre amizades e inimizades, Scolari criou à volta dele um grupo unido e coeso em que, em momento algum nessas provas internacionais de selecções, deixámos de confiar, de sofrer, de apoiar e, em muitos casos, de chorar.
Meu amigos, nós já não somos os coitadinhos que erámos na década passada. Felizmente, nalguns aspectos futebolísticos nós já crescemos e saímos da sombra das grandes potências mundiais. Brasil? Itália? França? Inglaterra? Argentina? Qualquer um deste pode cair aos nossos pés, algo que num passado recente era impensável.
Mérito seja dado a quem o merece.
Curiosamente (ou não), somos um dos países que mais talento exporta para grandes campeonatos europeus. Não temos o poderio financeiro dos "tubarões" esfomeados de talento, mas devemos orgulhar-nos de sermos um GRANDE PRODUTOR DE TALENTOS.

Alguns já o foram como V.Baía, Jorge Costa, Fernando Couto, Rui Costa, Pauleta, etc, etc, etc mas novas estrelas estão a brilhar com as quinas a roçar no coração.
Não vou falar de centrais (R.Carvalho, Jorge Andrade, F.Meira, Zé Castro, Tonel, Nunes, Manuel da Costa, Bruno Alves, ?Pepe?).
Não vou falar de médios com credenciais mais do que firmadas no panorama futebolístico (Costinha, Pedro Mendes, Maniche, Deco, Tiago, Petit).
Não vou falar de avançados com aquele "faro" (Pauleta, Nuno Gomes, H.Postiga, Hugo Almeida).
Mas posso passar uma eternidade a falar e a inventar adjectivos para caracterizar aquilo que eu acho que a Nossa Selecção tem de melhor, aquilo que leva as pessoas a comprar bilhete: os nossos ALAS ou EXTREMOS.

Um símbolo da nossa história recente: Luís Figo. Um génio da bola. Dentro e fora dos relvados.
Mas hoje nós temos, e permitam-me dizer isto, os 3 melhores extremos à face do Planeta.
Cristiano Ronaldo, Simão e Ricardo Quaresma são daqueles que não enganam. Chamem-me o que quiserem, mas estes 3 meninos enchem-me as medidas e certamente que encherão as medidas de qualquer apaixonado do futebol.
Numa selecção fantástica, estes são para mim os 3 expoentes máximos da qualidade dos nossos futebolistas.
O quão bom seria se algum catedrático da bola se lembrasse de inventar uma táctica que contemplasse estes 3 meninos no mesmo espaço e, basta apenas fazer uma continha: ponham estes 3 craques, juntem-lhes (à vossa escolha) alguns dos nomes acima referidos, e apimentem com um grande lateral-esquerdo e um "matador" à antiga. O resultado é fácil: a melhor Selecção do Mundo.

Chega de nos sentirmos inferiores em relação aos "riquinhos" por aí espalhados. A nível desportivo e mais concretamente futebolístico, já não somos um pedaço de terra à beira mar plantado, ou uma província de Espanha.
Temos dos melhores jogadores do PLANETA e isso é-nos inegável. Mal posso esperar pelo Euro´2008 !

P.S: De todos os jogadores PORTUGUESES aqui referidos, quantos jogam ou já jogaram nas maiores equipas europeias e consequentemente mundiais?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home