Os onze mais da primeira volta da Bwin Liga
Guarda-Redes: HÉLTON
É, de longe, o melhor no nosso campeonato. É um dos melhores do Mundo e o facto de já ser internacional brasileiro afere bem das suas qualidades. Uma palavra para Quim, que também tem feito um campeonato excelente o mesmo não se podendo dizer de Ricardo. Mas Hélton é indiscutivelmente o melhor.
Defesa: BOSINGWA
Foi dos jogadores da nossa Liga que mais evoluiu no último par de anos. Foi essencial no esquema arrojado de Co Adriaanse e mantém o mesmo nível exibicional no esquema de quatro defesas de Jesualdo. É um velocista e é praticamente intrasponível a defender. Precisa de melhorar ao nível dos cruzamentos e, quando o fizer, tornar-se-á claramente num dos melhores laterais do Mundo. É mais um caso de sucesso de um lateral adaptado.
Defesa: PEPE
Já foram ditas tantas coisas sobre este senhor que pouco mais há a dizer. Já é um dos melhores do Mundo na sua posição e será certamente o defesa central mais promissor do Planeta. Evoluiu duma forma inacreditável e é praticamente impossível ultrapassá-lo. Imbatível no jogo aéreo, este ano descobriu a sua veia goleadora. Uma mais-valia para a Selecção Nacional.
Defesa: RICARDO ROCHA
Está a fazer a melhor época desde que trocou o Braga pelo Benfica. Muito confiante nas suas capacidades, tem feito a diferença na defesa do Benfica e de vez em quando lá sobe no terreno para fazer uns golos. Liedson que se cuide...
Médio: JOÃO MOUTINHO
É, invariavelmente, a grande estrela do Sporting. É o motor da equipa e, em grande parte das vezes, é notória a diferença de qualidade e determinação entre ele e os companheiros. É mais uma pérola da cantera de Alvalade e não demorará muito a chegar a outro campeonato. Sem os golos de Liedson e sem João Moutinho, onde vai o Sporting?
Médio: LUCHO GONZÁLEZ
"El Capitan" continua a fazer das suas. Não enche as medidas com exibições excepcionais mas a sua classe e o seu pragmatismo são suficientes para fazerem dele uma das figuras da Liga, e quem sabe, a maior delas todas. É um médio do futebol moderno, enche o campo, recupera bolas e sai a jogar e quando tenta o pontapé com mais insistência saem golos como em Hamburgo ou em Moscovo. É uma estrela e mesmo em baixo de forma, a sua presença no onze dos Dragões é indiscutível e imprescindível.
Médio: KATSOURANIS
A grande contratação do Benfica para a época 06/07. Um médio muito forte fisicamente, fortíssimo no jogo aéreo e também nos "tackles". Já marcou 5 golos e a forma rápida como se adaptou a um campeonato e a uma realidade diferentes é realmente de louvar. É peça fulcral no Benfica do Engenheiro.
Médio: ANDERSON
Podia ter posto Zé Pedro ou Marcinho. São muitos os jogadores que têm brilhado nesta posição. Mas Anderson, não fosse o tremendo azar que teve, seria nesta altura a estrela mais brilhante da nossa Liga. Com uns tenrinhos 18 anos, este puto faz maravilhas com a bola, encanta plateias e enche estádios. Em Março vai voltar em força e continuará a espalhar por esses relvados todo o seu talento, magia e virtuosismo. Por tudo isto, optei por Anderson como o melhor jogador desta posição. Porque estava a sê-lo antes de se lesionar ou ser lesionado gravemente.
Avançado: RICARDO QUARESMA
É o melhor jogador da nossa Liga. Julgo que é algo de que ninguém duvida. E quem disser o contrario é só para implicar. Já fez 6 golos e 11 assistências na Liga e tem assumido o papel principal no F.C.Porto na ausência de Anderson. Está finalmente feito um grande jogador e a titularidade na Selecção Nacional é uma questão de tempo. E depois vamos poder-nos orgulhar de termos a melhor dupla de extremos à face do Planeta: Cristiano Ronaldo e Quaresma.
Avançado: ROLAND LINZ
Foi a melhor contratação do Boavista para esta temporada. É um avançado com grande mobilidade e sentido de golo. Fazer 7 golos numa equipa com vocação claramente defensiva é obra. Por isso, e por outras coisas, acho justo que o ponta de lança austríaco esteja no melhor onze da primeira volta.
Avançado: HÉLDER POSTIGA
É o melhor marcador do campeonato e isso, por si só, já justifica esta chamada. Desprezado pelo "maluco" do holandês, o Professor Jesualdo viu nele a capacidade de se tornar na referência do ataque portista e as estatísticas falam por si. Renasceu para o futebol e para os golos e, por isso, quando ele não está, os adeptos portistas suspiram por ele. Ainda bem para o nosso campeonato e para a nossa Selecção.