Tuesday, April 03, 2007

´Road Trip´ to SLB - FCP

O relógio marcava 13h30 e estava tudo a postos para seguir viagem rumo a Lisboa. Praticamente cheia, a camioneta entrava na auto-estrada e o nervosismo e ansiedade tomavam de assalto todos nós, portistas.
Por entre tabaco, ganza, cerveja, whisky, eristoff e vinho, o longo caminho até à capital parecia nunca mais acabar e lá íamos aquecendo as gargantas e treinando os cânticos para passar o tempo, que parecia uma eternidade.
Já bem perto de Lisboa, todas as camionetas se juntaram para irem umas atrás das outras rumo ao local onde todos os adeptos seriam "largados". A verdadeira festa começou a ser feita aí. O entusiasmo era reinante. A esperança e a certeza na vitória estava espelhada na cara de todas aquelas pessoas que, apaixonadamente, seguiram o FCP até ao campo do"inimigo".

Depois de todos os adeptos estarem devidamente reunidos, seguiu-se a viagem a pé até ao Estádio da Luz. Protegidos pela polícia de choque, que montou uma espécie de cordão à nossa volta, demoramos cerca de 20 minutos até chegar ao Estádio e pelo meio, entoamos, como habitual, os cânticos de apoio ao nosso clube e de provocação ao outro. É de referir que fomos constantemente provocados por transeuntes e adeptos do benfica ao longo de todo o percurso. É normal e natural.

Seguiu-se a parte mais VERGONHOSA de todo o dia. Todos os adeptos do FCP foram "obrigados" a passar por três barreiras de segurança até (finalmente) entrar no recinto. Uma organização vergonhosa e inacreditável. A nossa entrada no Estádio foi interrompida para que os adeptos benfiquistas pudessem entrar pela nossa porta quando, as outras portas ao lado, apenas tinham "stewards" e estavam completamente vazias de público. Resultado: centenas de adeptos portistas entraram quando já estavam decorridos cerca de 20 minutos de jogo. Organização vergonhosa de um clube que se diz um dos maiores do Mundo e com um Estádio tão grande onde portas de acesso ao recinto não faltam. Uma falta de respeito para os adeptos que fizeram uma longa viagem desde o Porto e que pagaram o seu bilhete para verem o chamado "jogo do título" na sua totalidade. Quem paga os 25 minutos de jogo que esses adeptos perderam?

Ironia do destino. Apesar da demora na entrada, passados alguns minutos depois de estarmos confortavelmente a ver o jogo, o FCP chega ao golo. Foi a loucura total na bancada superior que (estupidamente) nos foi destinada. Foi o tónico para um resto de jogo em que, até aos 85m, não se ouvia mais nada a não sermos nós. Sempre a apoiar FCP, a cantar e com a esperança cada vez maior de sair dali com o título "no bolso". A forma como o Benfica chegou ao empate deixou-me um enorme amargo de boca. Independentemente de tudo, podemos considerar o empate um resultado justo e nada mau para o FC Porto.
Ganhamos no confronto directo com um rival e continuamos a ser a única equipa a depender dela própria para chegar ao ceptro.

P.S - Aproveito para reprovar veementemente os actos de violência que se registaram na Luz. É importante acabar e banir de vez estas situações no futebol. Identifiquem os responsáveis e ponham-nos o resto da vida a ver futebol no sofá.

P.S 2 - A massa adepta que acompanhou o FCP até à Luz é algo de inacreditável. Num jogo tão importante e algo decisivo como este, é impressionante os milhares de portistas presentes naquelas bancada e incansáveis no apoio à sua equipa. Só lá estando nos é permitido sentir o que é ser portista num terreno hostil como aquele. Inesquecível. Só faltou a vitória para ser tudo perfeito!

2 Comments:

At Tuesday, 03 April, 2007, Blogger Rafael da costa said...

Apesar dos actos de violência registados na Luz, foi magnífico ter ido ver o porto naquele inferno que por muito tempo foi pacífico... Fomos sem duvida os melhores, aquele dia estara sempre na minha memoria... E quanto a organização do considerado melhor estádio, reprovado, como é possível,aquele melhor estádio de POrtugal, n ter so uma parte destinada as equipas visitantes, se não me engano o DRAGÃO tem e os adeptos não demoram muito a entrar...como é que nós lá em baixo é ao contrário? adeptos do porto e do benfica a entrarem na mesma porta, onde é que já se viu isso? impensavel... reinteria? mandem outra vez la para as colombias,com tantosbons jogadores que temos, tinham de comprar aquela merda......Força PORTO, está perto.....

 
At Tuesday, 03 April, 2007, Anonymous Anonymous said...

O futebol é um desporto de paixões e o teu relato, Bruno, é demonstrativo de alguém que vive o futebol com enorme intensidade. A caminho de casa, antes do jogo começar, ouvi um germe do jornalismo radiofónico a dizer o seguinte : "Os adpetos do Porto estão a chegar ao estádio e já há problemas com os seguranças". Incrível o preconceito mas mais incrível foi os adeptos portistas o terem confirmado ao longo do encontro. Nisso concordo plenamente contigo. Não é aceitável que gente selvagem possa assistir a uma partida de futebol num estádio, onde 90 % da plateia deseja apenas disfrutar de um bom espectáculo. Perdoa-me dizê-lo mas nisso, as claques, e todo o clima de hostilzação ao adversário que elas promovem, são os maiores culpados. Resta-me felicitar-te formalmente no teu blog pelo texto e enviar-te um forte abraço portista (eu sei que às vezes não pareço), esperando que o nosso grandioso (e vitorioso clube, porque das alcunhas do passado ninguém vive) vença o campeonato.

Nelson Soares

 

Post a Comment

<< Home